Neurônios são as células mais importantes no ponto de vista funcional (pois quantitativamente existem mais células gliais). Têm forma e tamanho variável, e são constituídos por um corpo celular ou pericário (onde se encontra o núcleo), podendo ter dois tipos de prolongamentos celulares, os dendritos e axônios. De acordo com o número de prolongamentos a partir do pericário pode ser classificado em unipolar, pseudounipolar , bipolar, e multipolar. 



O corpo celular varia de 5 um à 100 um (neurônios piramidais do córtex – visíveis a olho nu). É considerado o centro trófico/metabólico da célula, contendo o núcleo com nucléolo evidente (sinal de intensa síntese proteica).Dentre as organelas a essencial é o retículo endoplasmático granular, que formam estruturas visíveis em microscopia óptica, os “corpúsculos de Nissl”, formado por suas cisternas e ribossomos, sendo responsável pela produção de proteínas. Parte importante do corpo celular são os microtúbulos e os neurofilamentos, responsáveis por manter o esqueleto celular e participar do transporte de substâncias.

Corpúsculos de Nissl visíveis no corpo do neurônio e nucléolo evidente


Prolongamentos celulares

Dendritos, geralmente múltiplos, e tendem a se ramificar como os ramos de uma árvore (dendron, em grego significa árvore), possibilitam a expansão da superfície neural. A informação neuronal, segue, geralmente, o caminho : dendritos, pericário e axônio.
Axônios, um neurônios tem, normalmente, um axônio. Ele transporta a informação até o local em que será transmitido, apresentando ramificações apenas na sua porção final (terminações axoniais. Podem existir axônios de 1metro( pericário na medula, cujas terminações inervam a musculatura do pé).



É válido salientar que um maior diâmetro no tamanho do axônios facilita a velocidade de propagação, mas isso tudo não seria efetivo, se esquecido o precesso de mielinização. As células responsáveis por esse mecanismo são os oligodendrócitos (SNC) e células de Schwann( SNP ) que serão descritas em uma outra postagem.
Porém, cabe aqui uma explanação sobre a condução dos impulsos nervosos no axônio. As fribras mielinizadas conduzem mais rápido o impulso nervoso em função de que, somente nos nódulos de Ranvier, ocorrerão os fenômenos elétricos( com abertura de canais ), umas vez que são essas porções onde não há mielina envolvendo o axônio.

Transporte de informações
·         Anterógrado, pericário -> terminação axonial

·         Retrógado, terminação axonial -> pericário


REFERÊNCIAS:
Fundamentos de NEUROANATOMIA 2ª edição; Cosenza, M. Ramon. Ed Guanabara Koogan;
Gray Anatomia 29ª edição; GOSS, Mayo Charles. Ed Guanabara Koogan;
Princípios de Neurociência; OLIVEIRA, Martins Jorge ,  DO AMARAL, Júlio. Ed Tecnopress.



0

Adicionar um comentário

Carregando